Sociedade

Nenhuma meta da Política Nacional de Resíduos Sólidos será alcançada sem a participação efetiva da sociedade. As ações vão desde não jogar lixo no chão, separar os resíduos de acordo com a coleta seletiva municipal, até contribuir com a não geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos.

A separação prévia é uma obrigação da PNRS, o que implica que sempre que houver a coleta seletiva municipal, seja porta a porta, ou seja por meio de Pontos de Entrega Voluntárias (PEV), a população deve contribuir e separar os resíduos recicláveis previamente, descartando adequadamente.

Sobre os resíduos da logística reversa, em alguns Municípios existem iniciativas do comércio em receber pilhas, baterias, lâmpadas e até eletroeletrônicos. O comércio local recebe esses materiais e repassa aos distribuidores e fornecedores, concretizando a logística reversa até que se tenha a logística reversa de forma concreta e com destinação final adequada sem participação dos Municípios.

Nesses casos, a população deve fazer uma separação especial, mais criteriosa. Pode guardar em casa uma caixa pequena com pilhas e baterias, outra com lâmpadas, outra com eletroeletrônicos. Pode ocorrer de a coleta desses resíduos ser esporádica, mas pode ser que seja permanente, o que contribui para a maior participação da sociedade.

Gestores locais podem incentivar e articular que os comerciantes assumam essa responsabilidade. O apoio a essa logística pode ser por meio de divulgação ou outras ações, desde que se limite à articulação da logística e não em ações de realização da logística. Assim, o poder público e a sociedade irão cobrar juntos para que o setor empresarial faça sua parte na gestão de resíduos sólidos.

Além disso, uma ação eficaz e que gera muitos benefícios é a compostagem de resíduos orgânicos domiciliares. Tanto em apartamentos quanto em casa, cada vez mais a população vem adotando esta prática e utilizando o composto como adubo em vasos de plantas e jardins.

Todas essas ações contribuem com a redução da quantidade coletada pelos Municípios, propiciam economia de recursos financeiros, geram menos poluentes, preservam o meio ambiente e garantem maior qualidade de vida a todos.

Gestores locais devem estar atentos às inúmeras formas de participação da sociedade na gestão de resíduos, disseminando informações, educando e fiscalizando para efetiva transformação de hábitos.