No Dia Mundial do Meio Ambiente, CNM promove ação com colaboradores Tuesday, 05 de June de 2018.

Ag CNMCom o objetivo de incentivar os colaboradores a praticar a correta destinação de resíduos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu uma ação conscientizadora na manhã desta terça-feira, 5 de junho. A consultora da área de Meio Ambiente Claudia Lins falou sobre as principais ações que vem sendo feitas pela entidade.

A consultora explicou ainda que a CNM realizará a partir de hoje e no decorrer de 15 dias a campanha Semana Nacional do Meio Ambiente com o tema Municípios Lixo Zero: um desafio para todos. Segundo ela é importante que toda a equipe da entidade entenda que pequenas ações no nosso cotidiano podem influenciar positiva ou negativamente no Meio Ambiente. “A proposta hoje é que vocês entendam que existe um processo sendo planejado e que vamos começar com pequenas ações e a gente quer que vocês participem não só efetivamente das ações, mas que vocês possam sugerir ações”, frisou.

“A gente se acostumou na correria do dia-a-dia a agir de formas e a gente não para pensar no impacto que esses hábitos podem causar no meio ambiente”, lembrou Lins aos colaboradores. Além disso, ela sinalizou ações da entidade que visam minimizar ao máximo o uso de papeis e plásticos. “Enquanto usamos um copo descartável por 10 segundos ele demora 450 anos para se decompor”, explicou.

Segundo a consultora, o resíduo mais produzido pela CNM é o papel, por isso na entidade serão distribuídas caixas de papelão com o objetivo de reunir todos os papéis que seriam descartados no lixo para que eles possam ter a destinação correta. “O objetivo é que nada vá para o lixo, é um projeto que queremos chamar de CNM Lixo Zero em Papel”, sinalizou.

Todos os resíduos secos produzidos pela Confederação serão destinados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Brasília para que lá os catadores possam separar, classificar, prensar e vender para a indústria da reciclagem. Assim, os materiais recicláveis recolhidos pela CNM fecharão o ciclo da cadeia da reciclagem. No escritório do Rio Grande do Sul, também haverá separação dos materiais recicláveis para cooperativas de catadores.

Ag CNMCooperativa de catadores

Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ronei Alves falou da parceria feita entre a CNM e Cooperativas de Catadores. “A CNM fez uma coisa para a gente muito importante. A CNM contratou uma cooperativa de catadores para coletar todos os resíduos produzidos na XXI Marcha [evento que reuniu mais de 8 mil pessoas em Brasília, entre os dias 21 e 24 de maio]”.

Ele agradeceu também a doação dos banners utilizados na Marcha para a confecção de bolsas. “Isso para nós é muito importante, pois saber que um banner, que nem tem tempo estimado para decomposição, que iria para o aterro sanitário vire uma bolsa que pode ser usada para fazer compras em um supermercado, por exemplo, é muito bom”, disse.

Alves apresentou ainda um vídeo mostrando como os resíduos chegam misturados e a dificuldade que os catadores enfrentam para separar o que pode ser reciclável do que não pode. Destacou a importância da separação dos resíduos na fonte, ou seja, dentro da casa de cada um e dentro da CNM, para que seja encaminhado para as cooperativas e associações de catadores em melhor estado para o trabalho dos catadores e que fortaleça o papel e a importância da coleta seletiva.

O presidente da Recicla Brasília, Roque Moreira , também participou da ação e sinalizou que as ações promovida pela CNM tem um impacto muito positiva para os catadores que trabalham na cooperativa.

A CNM sugere aos gestores municipais que promovam ações de conscientização em seus Municípios e que compartilhem com a CNM para que as boas práticas possam ser replicadas ou se tiveram dúvidas sobre como implementar a gestão e o gerenciamento de resíduos em seus municípios entrem em contato conosco.

Saiba mais sobre a Campanha Semana Nacional de Meio Ambiente

Voltar