Seminário debaterá com prefeitos formas de melhorar a gestão dos resíduos sólidos urbanos Friday, 14 de August de 2015.

Portal BrasilEspecialistas do setor público, privado e terceiro setor estarão reunidos no próximo dia 27 de agosto para o Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. O evento, que acontece em Brasília, busca debater a importância do Plano Municipal de Gestão Integrada bem como o planejamento para implantação e financiamento das ações.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, determinava a eliminação dos lixões até agosto de 2014. O prazo encerrou, mas muitos gestores municipais não conseguiram cumprir a determinação. Dentre os principais entraves está a falta de apoio técnico e financeiro por parte do governo federal.

Uma das reivindicações da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é a prorrogação desse prazo de forma escalonada. A proposta da entidade é fixar a data limite até 2018 para as grandes cidades e 2020 para aquelas de menor porte.

Impacto nacional

Um estudo divulgado pelas Nações Unidas revela que cerca de 80 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos são descartadas de forma inadequada no Brasil diariamente. O número corresponde a mais de 40% do lixo coletado.

Esses dados mostram o quanto o tema impacta a comunidade, reforça a CNM. A entidade destaca ainda, a importância de trazer a perspectiva dos gestores municipais para o seminário, pois é nos Municípios onde são executados os programas e ações federais.

O Seminário é uma iniciativa do Instituto Ekos Brasil com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Agência CNM, com informações da ONU

 

Voltar