Guia da CNM auxilia gestores em consulta pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos Monday, 28 de September de 2020.

UnsplashEstá disponível para consulta pública até 16 de novembro*, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010. A área técnica de Saneamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva os gestores a participarem da consulta para enviar sugestões de melhoria ao documento. Após analisar o plano, a entidade preparou um guia a fim de auxiliá-los nesta tarefa com propostas de alterações ao texto.

O Planares, que está disponível no Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem em suas 186 páginas um diagnóstico, diretrizes, metas e programas que envolvem a gestão do lixo no país. Segundo a pasta, é “mais um instrumento para melhorar a gestão de resíduos e ajudar a fechar os mais de 3 mil lixões existentes no Brasil”. As metas e ações propostas têm um horizonte de 20 anos e devem ser revisadas a cada quatro anos de modo a orientar os investimentos e a alocação dos recursos para o setor.

Com a participação dos gestores públicos municipais na consulta pública, a CNM espera reforçar as necessidades e pleitos municipalistas com o governo federal. De acordo com a equipe técnica de Saneamento, as contribuições podem resultar em incremento efetivo na gestão e no gerenciamento integrado dos resíduos sólidos em nível nacional considerando os territórios municipais.

Da forma como está hoje, sem previsão de recursos orçamentários para sua efetivação, o documento não apresenta como a União irá cumprir com suas obrigações de forma concreta e atuar para apoiar os Municípios. São muitas metas e prazos sem indicar quem são os responsáveis e quais os recursos necessários.

Metas nacionais

Segundo o MMA, a versão proposta está alinhada com o novo marco regulatório do saneamento básico, incluindo metas importantes, como o encerramento de todos os lixões até 2024 e o acesso de 72,6% da população à coleta seletiva até 2040. Atualmente, mais de 6,3 milhões de toneladas de lixo são descartadas de maneira incorreta; e, para que a PNRS avance, a atuação conjunta da União, Estados e Municípios é fundamental, bem como da sociedade e do setor empresarial.

Para reduzir a insegurança e a vulnerabilidade dos catadores e garantir a devida remuneração, a proposta prevê ainda que, até 2040, 95% dos Municípios brasileiros que tenham serviços prestados por catadores formalizem contratos com cooperativas e associações. O Planares orienta ainda para que metade do lixo gerado no país seja recuperado até 2040 para reduzir drasticamente a quantidade despejada em aterros sanitários.

Outros objetivos, para 2040, são: ampliar em dez vezes a quantidade de reciclagem de resíduos secos; recuperar 45% das embalagens em geral colocadas no mercado progressivamente por meio do sistema de logística reversa; realizar o reaproveitamento energético de mais de 60% do biogás gerado da decomposição de lixo orgânico.

Confira a consulta pública do Planares e o Guia da CNM para alteração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares)

Da Agência CNM de Notícias com informações do Ministério do Meio Ambiente

*A matéria foi atualizada às 15h do dia 29/09 em razão da mudança no prazo da consulta pública - de 30 de setembro para 16 de novembro

Leia mais

Portaria estabelece período adicional para consulta que discute resíduos sólidos

Voltar