Funasa reabre prazo para cadastramento de propostas em processos seletivos Tuesday, 19 de May de 2020.

19052020 DOU FunasaA possibilidade de reabertura de prazo para cadastramento de propostas aos processos de seleção de recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 18 de maio. Segundo a Portaria 2385/2020, os Município terão o prazo de 48 horas para cadastramento, a contar do dia 20 de maio.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da reaberturas da Portarias por parte da Funasa e ressalta que essa é mais uma oportunidade para que os Municípios e Consórcios possam participar. Contudo, a CNM destaca que a Funasa não consegue atender à demanda de apoiar todos os Municípios para impulsionar a universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil a partir da abertura de credenciamento dos Municípios com prazos tão exíguos definidos por ela.

No entanto, a entidade questiona a imposição da apresentação dos prazos de 48 horas, num momento em que a atenção dos gestores está toda voltada para a prevenção e contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para a CNM o prazo não se mostra suficiente, já que a medida deseja abarcar a maioria dos Municípios brasileiros do país que contém até 50 mil habitantes. A Confederação reitera as diversas solicitações à Funasa para que os prazos e critérios exigidos em seus editais possam ser repensados e adequados para a realidade dos Municípios brasileiros.

Como participar
Os interessados devem apresentar uma proposta única para cada um dos programas abrangidos:
I - Programa de Sistema de Abastecimento de Água Urbano;
II - Programa de Sistema de Esgotamento Sanitário Urbano;
III- Programa de Sistema de Abastecimento de Água Rural;
IV - Programa de Sistema de Esgotamento Sanitário Rural;
V - Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares Rural;
VI - Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares-MSD, em áreas urbanas;
VII - Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas- MHCDC;
VIII- Programa de Resíduos Sólidos Urbanos para apoio a Consórcios Públicos; e
IX - Programa de Resíduos Sólidos Urbanos para apoio a Municípios;

As inscrições deverão ser enviadas por meio de carta consulta, preenchida e transmitida no sistema da Funasa (SIGA), sendo necessário possuir cadastro no sistema. Aqueles que não possuírem cadastro ou desejar atualizar os dados, devem preencher formulário de cadastro e enviá-lo para o e-mail [email protected], para obter a senha de acesso.

Da Agência CNM de Notícias com informações da Funasa

Voltar